Olá Galera
Hoje iremos continuar nossa aulas hoje iremos aprender sobre sprites.
INTRODUÇÃO
Bem inicialmente você saber que sprite é uma imagem , o sprite se divide em 2 tipos de imagens , a "Anim" e a "Solo" , a primeira é a imagem que e composta por varias imagens criando uma sequencia, a segunda é uma imagens sozinha.
Um Pouco sobre imagens.
Bem imagens podem varias em tamanho , formatos ,extensões e funcionalidades , mas em uma coisa todas são iguais são imagens.
Algumas dicas muito importantes para vocês.
PGN & GIF imagens Animadas , podem ser comparadas ao um .SWF.
JPEG & BMP Imagens Solo , podem ser comparadas ao um TGA.
Olha pessoal se vocês gostam de editar sprites , criar a area da arte do game e não gostam de if & else , então é hora de entra no nosso fórum e se cadastrara em alguma equipe, pois você também é um Maker , se você quer realmente desenvolver nessa área use programas como o GIMP ou PS CS5 , se não souber usar faça um pedido de um tuto que postaremos o mais rápido possível para ajudar vocês.
Downloads'
GIMP | 24.5 MB
Photoshop | 1.5 Gb
Vejam essa imagem de extensão .PNG
Bem essa imagem contem sprites Anim&Solo , bem agora vamos começar a quebra a cabeça 'kk .
Mãos a Obra
#Abra seu GameMaker.
Apos abrir seu GameMaker não ative o modo "Advanced" ainda não iremos precisar dele ok.
#Abra a Pasta sprites e crie um novo sprite.
você terá duas opções a partir desse momento , EDIT SPRITE & LOAD SPRITE,se você se considerar bom em ArtVirtual pode usar o editor popio do Gm , muito semelhante ao MSPaint , mas se você editou em um editor externo ou vai usar um sprite já feito , sua opção é load sprite.
Funções sobre sprites
- Código:
sprite_index
COMO USAR:
- Código:
if spite_index = sprite_parado
{
speed =0;
}
- Código:
image_speed
Bem Galera , espero que tenha aprendido.
Ate a Proxima.
Duvidas .Pergunte ok.