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    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2

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    Mensagem  GMLucas Qua Nov 02, 2011 12:25 am

    Nome: Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
    Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos aprender a criar inimigos e blocos =D
    Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
    Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro


    Desenvolvimento:
    Galera,nesta parte do tutorial,iremos aprender a fazer um inimigo e os blocos do jogo,ou seja, as paredes e o chao

    Primeiro,vamos adicionar a sprite do bloco,como disse na Parte 1 desse tutorial,o gráfico desse jogo será muito básico, iremos entrar só na parte da programaçao,entao a sprite do meu chao é essa:
    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2 Spriteparede
    Com o sprite pronto,crie um objeto e nomei-e para :
    obj_chao
    e ponha a sprite da parede nele
    No obj_chao marque a opçao solid
    Pra que?
    Para a parede ficar sólida oras U.U

    Lembrando,que tambem é possivel fazer por meio de tiles, mas nesse caso vou usar um objeto msm ^^

    Depois,faça mais uma sprite, para ser a parede ^^, ela ajudará na movimentaçao dos inimigos em breve
    a minha é essa simpleszinha aki:
    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2 Spriteparede

    Crie um objeto chamado:
    obj_parede
    e ponha a sprite da parede nele
    No objetos obj_parede,marque a opçao solid
    Pra que?
    Já disse... pra ela ficar sólida U.U

    Ok..mas...você disse que iriamos fazer inimigos e blocos...até agora só vi blocos --'
    Acalme-se prodigio afobado --',iremos fazer o inimigo agora.

    Crie um objeto para o inimigo, eu criei essa bola oval aki:
    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2 Spriteinimigo
    Depois,crie o objeto do inimigo,e nomei-e para:
    obj_inimigo
    Nele adicione um evento Create
    e adicione o seguinte código:
    Código:
    hspeed=2.5//velocidade horizontal = 2.5
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos que quando o objeto for criado, a velocidade horizontal dele seja de 2.5,ou seja ele vai pra direita com a velocidade de 2.5
    Adicione um Evento Colisao com o objeto:obj_parede e adicione esse código:
    Código:
    hspeed=-hspeed//ou seja, ele vai ir na direçao horizontal contraria
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos que quando o objeto inimigo bater na parede, ele voltar =D
    Agora,num tem aquele objeto que fizemos na primeira parte do tutorial?o obj_player?
    Sim
    Entao,abra ele e adicione o evento Colisao com o Inimigo e adicione o código:
    Código:
    global.vidas-=1//diminui uma vida
    x=xstart//vai pra posiçao x que ele foi criado
    y=ystart//vai pra posiçao y que ele foi criado
    Oque fizemos aqui?
    Fizemos que ao o player colidir com o inimigo,ele perca uma vida e vá para a posiçao inicial da fase.
    Ainda no objeto player,adicione um evento de colisao com o obj_chao e o obj_parede e adicione este código nos 2 eventos:
    Código:
    vspeed=0//velocidade vertical fica 0
    Oque fizemos aqui?
    Este código, é para que o player nao pule e caia do chao nem da parede, ele caia e nao deça U.U


    Download da engine desta parte para ver como ficamos:
    Download Engine Deste Tutorial Parte 2
    mediafire.com/?894n5zhgx9rt3ld

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