Nome: Criando um Jogo de Plataforma - Parte 2
Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos aprender a criar inimigos e blocos =D
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro
Desenvolvimento:
Galera,nesta parte do tutorial,iremos aprender a fazer um inimigo e os blocos do jogo,ou seja, as paredes e o chao
Primeiro,vamos adicionar a sprite do bloco,como disse na Parte 1 desse tutorial,o gráfico desse jogo será muito básico, iremos entrar só na parte da programaçao,entao a sprite do meu chao é essa:
Com o sprite pronto,crie um objeto e nomei-e para :
obj_chao
e ponha a sprite da parede nele
No obj_chao marque a opçao solid
Pra que?
Para a parede ficar sólida oras U.U
Lembrando,que tambem é possivel fazer por meio de tiles, mas nesse caso vou usar um objeto msm ^^
Depois,faça mais uma sprite, para ser a parede ^^, ela ajudará na movimentaçao dos inimigos em breve
a minha é essa simpleszinha aki:
Crie um objeto chamado:
obj_parede
e ponha a sprite da parede nele
No objetos obj_parede,marque a opçao solid
Pra que?
Já disse... pra ela ficar sólida U.U
Ok..mas...você disse que iriamos fazer inimigos e blocos...até agora só vi blocos --'
Acalme-se prodigio afobado --',iremos fazer o inimigo agora.
Crie um objeto para o inimigo, eu criei essa bola oval aki:
Depois,crie o objeto do inimigo,e nomei-e para:
obj_inimigo
Nele adicione um evento Create
e adicione o seguinte código:
Colocamos que quando o objeto for criado, a velocidade horizontal dele seja de 2.5,ou seja ele vai pra direita com a velocidade de 2.5
Adicione um Evento Colisao com o objeto:obj_parede e adicione esse código:
Colocamos que quando o objeto inimigo bater na parede, ele voltar =D
Agora,num tem aquele objeto que fizemos na primeira parte do tutorial?o obj_player?
Sim
Entao,abra ele e adicione o evento Colisao com o Inimigo e adicione o código:
Fizemos que ao o player colidir com o inimigo,ele perca uma vida e vá para a posiçao inicial da fase.
Ainda no objeto player,adicione um evento de colisao com o obj_chao e o obj_parede e adicione este código nos 2 eventos:
Este código, é para que o player nao pule e caia do chao nem da parede, ele caia e nao deça U.U
Download da engine desta parte para ver como ficamos:
Download Engine Deste Tutorial Parte 2
mediafire.com/?894n5zhgx9rt3ld
Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos aprender a criar inimigos e blocos =D
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro
Desenvolvimento:
Galera,nesta parte do tutorial,iremos aprender a fazer um inimigo e os blocos do jogo,ou seja, as paredes e o chao
Primeiro,vamos adicionar a sprite do bloco,como disse na Parte 1 desse tutorial,o gráfico desse jogo será muito básico, iremos entrar só na parte da programaçao,entao a sprite do meu chao é essa:
Com o sprite pronto,crie um objeto e nomei-e para :
obj_chao
e ponha a sprite da parede nele
No obj_chao marque a opçao solid
Pra que?
Para a parede ficar sólida oras U.U
Lembrando,que tambem é possivel fazer por meio de tiles, mas nesse caso vou usar um objeto msm ^^
Depois,faça mais uma sprite, para ser a parede ^^, ela ajudará na movimentaçao dos inimigos em breve
a minha é essa simpleszinha aki:
Crie um objeto chamado:
obj_parede
e ponha a sprite da parede nele
No objetos obj_parede,marque a opçao solid
Pra que?
Já disse... pra ela ficar sólida U.U
Ok..mas...você disse que iriamos fazer inimigos e blocos...até agora só vi blocos --'
Acalme-se prodigio afobado --',iremos fazer o inimigo agora.
Crie um objeto para o inimigo, eu criei essa bola
Depois,crie o objeto do inimigo,e nomei-e para:
obj_inimigo
Nele adicione um evento Create
e adicione o seguinte código:
- Código:
hspeed=2.5//velocidade horizontal = 2.5
Colocamos que quando o objeto for criado, a velocidade horizontal dele seja de 2.5,ou seja ele vai pra direita com a velocidade de 2.5
Adicione um Evento Colisao com o objeto:obj_parede e adicione esse código:
- Código:
hspeed=-hspeed//ou seja, ele vai ir na direçao horizontal contraria
Colocamos que quando o objeto inimigo bater na parede, ele voltar =D
Agora,num tem aquele objeto que fizemos na primeira parte do tutorial?o obj_player?
Sim
Entao,abra ele e adicione o evento Colisao com o Inimigo e adicione o código:
- Código:
global.vidas-=1//diminui uma vida
x=xstart//vai pra posiçao x que ele foi criado
y=ystart//vai pra posiçao y que ele foi criado
Fizemos que ao o player colidir com o inimigo,ele perca uma vida e vá para a posiçao inicial da fase.
Ainda no objeto player,adicione um evento de colisao com o obj_chao e o obj_parede e adicione este código nos 2 eventos:
- Código:
vspeed=0//velocidade vertical fica 0
Este código, é para que o player nao pule e caia do chao nem da parede, ele caia e nao deça U.U
Download da engine desta parte para ver como ficamos:
Download Engine Deste Tutorial Parte 2
mediafire.com/?894n5zhgx9rt3ld