Nome: Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1
Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos fazer o player!
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro
• - Introduçao:
Galera,sou novo no forum como podem ver,mas pretendo postar muitos tutoriais aqui,e ajudar as pessoas.Mas como nao sei de tudo(ainda xD),tambem to aqui pra ser ajudado né?xD
Chega de apresentaçao,vamos pro tutorial...
Desenvolvimento:
Vamos desenvolver o Player nesta parte.
Entao vamos,abra o sprite do seu player,coloque o nome de :
spr_player
Nosso sprite será um quadrado,será esse:
coloque a origem dele no centro
E crie um objeto chamado:
obj_player
Bom,oque um player faz?Um player se move!
Entao vamos adicionar a movimentaçao a ele!
Adicione um evento Step nele,e adicione o seguinte código:
Fizemos que ao o jogador apertar a seta da esquerda, mover-se para a esquerda e ao apertar a tecla da direita,mover-se para a direita.
Está faltando auguma coisa nao acha?...
Sim!,está faltando o pulo, mas para isso iremos ter que colocar gravidade!
Entao vamos lá,no código de movimentaçao que fizemos acima,adicione o seguinte código uma linha abaixo:
Oque fizemos nesse código?
Adicionamos gravidade ao player!
Mas e o código do pulo?
Irei passar agora,abra o código dos movimentos e a gravidade, e uma linha abaixo, adicione o código:
Oque fizemos nesse código?
Fizemos que ,ao o jogador pressionar a tecla de seta para cima,e nao estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo,a velocidade vertical dele seja -8,ou seja,ele irá pular.
E agora? já fizemos a movimentaçao e a gravidade e o pulo, oque iremos fazer agora?
Iremos dar vida a ele!
Igual o frankstein?
Nao...iremos adicionar a variavel de vidas a ele '-'
Entao vamos lá.
Adicione um evento Create no objeto player e adicione o seguinte código:
Agora você deve esperar a parte 2 do tutorial, que falaremos de inimigos e os blocos para as paredes
Download da engine desta parte para ver como ficamos:
mediafire.com/?w57pl7kdx9wri2n ~>Cole no Navegador para Download
Fim do Tutorial.
Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos fazer o player!
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro
• - Introduçao:
Galera,sou novo no forum como podem ver,mas pretendo postar muitos tutoriais aqui,e ajudar as pessoas.Mas como nao sei de tudo(ainda xD),tambem to aqui pra ser ajudado né?xD
Chega de apresentaçao,vamos pro tutorial...
Desenvolvimento:
Vamos desenvolver o Player nesta parte.
Entao vamos,abra o sprite do seu player,coloque o nome de :
spr_player
Nosso sprite será um quadrado,será esse:
coloque a origem dele no centro
E crie um objeto chamado:
obj_player
Bom,oque um player faz?Um player se move!
Entao vamos adicionar a movimentaçao a ele!
Adicione um evento Step nele,e adicione o seguinte código:
- Código:
if keyboard_check(vk_left)//se a tecla da seta para a esquerda for apertada
{
x-=5//diminui 5 x, ou seja,vai 5 pixels para a esquerda,e se "move"
}
if keyboard_check(vk_right)//se a tecka da seta para a esquerda for apertada
{
x+=5//almenta 5x,ou seja,vai 5 pixels para a direita,e se "move"
}
Fizemos que ao o jogador apertar a seta da esquerda, mover-se para a esquerda e ao apertar a tecla da direita,mover-se para a direita.
Está faltando auguma coisa nao acha?...
Sim!,está faltando o pulo, mas para isso iremos ter que colocar gravidade!
Entao vamos lá,no código de movimentaçao que fizemos acima,adicione o seguinte código uma linha abaixo:
- Código:
if place_free(x,y+1)//se estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
gravity=0.7// a gravidade é 0.7
}
else//senao
{
gravity=0// a gravidade é 0
}
Oque fizemos nesse código?
Adicionamos gravidade ao player!
Mas e o código do pulo?
Irei passar agora,abra o código dos movimentos e a gravidade, e uma linha abaixo, adicione o código:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) and !place_free(x,y+1)//se a tecla de seta para cima for apertada e nao estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
vspeed=-8// velocidade vertical é igual a -8
}
Oque fizemos nesse código?
Fizemos que ,ao o jogador pressionar a tecla de seta para cima,e nao estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo,a velocidade vertical dele seja -8,ou seja,ele irá pular.
E agora? já fizemos a movimentaçao e a gravidade e o pulo, oque iremos fazer agora?
Iremos dar vida a ele!
Igual o frankstein?
Nao...iremos adicionar a variavel de vidas a ele '-'
Entao vamos lá.
Adicione um evento Create no objeto player e adicione o seguinte código:
- Código:
global.vidas=5//adicionamos a variavel global.vidas ,e o valor dela inicia-se como 5
Agora você deve esperar a parte 2 do tutorial, que falaremos de inimigos e os blocos para as paredes
Download da engine desta parte para ver como ficamos:
Engine Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1
mediafire.com/?w57pl7kdx9wri2n ~>Cole no Navegador para Download
Fim do Tutorial.
Última edição por GMLucas em Qui Nov 10, 2011 9:55 pm, editado 1 vez(es)