Nome: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3
Descrição: Nesta parte do tutorial,iremos aprender a HUD com as vidas, o sistema de pontos, e o objeto que passa de fase e o Menu e um pause(básico)
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker Pro/Lite
Desenvolvimento:
Vamos começar,abra a engine dos tutoriais passados, e adicione um um sprite de um coraçao,o meu é este aki:
Nomeie ela para: spr_coracao
Obs: tente nunca por cedilha em nomes de coisas do jogo, porque o GM nao lê,e os espaços tambem,use sempre o "C" no lugar do cedilha e "_" no lugar dos espaços
Essa sprite ,fazerá parte da HUD das vidas,agora adicione um sprite para a moeda do jogo,o meu será esse:
E Nomeie-a para : spr_moeda
Pra que esses 2 sprites?
Para formar a HUD, e ela ficar bonita xD
Agora crie um objeto, e nomeie ele para : obj_vida,e ponha o sprite do coraçao nele.
Agora,vá no objeto do player, e no evento colisao com o obj_vida adicione o código:
Colocamos que para quando o player colidir com uma vida, some mais uma vida,e destrua o objeto da vida.
Agora no obj_player ainda,vá no evento Create que adicionamos,e vá no código já existente, e nao apague nada, apenas pule uma linha e adicione o código:
Fizemos a variavel dos pontos,com ela fazeremos a HUD.
Agora crie um obj_moeda, e nele ponha a sprite da moedas que adicionamos.
Agora,denovo no obj_player,adicione um evento colisao com o obj_moeda,e adicione o seguinte código:
Fizemos que qnd o player colidir com a moeda,adicioe um ponto e destrua a moeda.
Agora,iremos criar a HUD.
Crie um obj_hud, e nao ponha nenhum sprite nele, e adicione um evento Draw e ponha o seguinte código:
Desenhamos a HUD.Desenhamos as sprites pra ficar bonito e saber oque é cada coisa e os numeros
Agora,adicione um outro sprite,o sprite do objeto que passa de fase,o meu será este,que vem na pasta do GM e pintei de preto:
E nomeie para o nome que quiser, mas o meu será spr_placa, pois ele se parece com uma placa aushuahsuas
Crie um objeto, e nomeie ele para: obj_passafase.
Vá no objeto player, e adicione um evento colisao com o obj_passafase e adicone o seguinte código:
crie um obj_pause, e adicione um evento STEP nele e adicone o código:
Colocamos para que quando o enter for pressionado,o jogo pause com uma mensagem, mas a mensagem terá o alpha 0,ou seja,transparente ^^
Pronto, está feito o pause
Agora,para que nao tenha bugs de as vidas ficarem -1,-2 etc, vá no step do Player, e adicione o código:
Colocamos que quando as vidas acabarem,mostrar uma mensagem e terminar o jogo ^^
Agora o menu...
Crie um sprite escrito: Jogar,Ajuda,e Sair,vocês podem ver meus sprites do menu baixando a engine no fim do tutorial.
Crie um obj_jogar,e no create dele adicione o código:
Colocamos para que nao fique mostrando toda hr as imagens do sprite que nao queremos
Adicione um evento Mouse -> Left Pressed, e adicione o seguinte código:
Colocamos para ir para a próxima room
adicione um evento Mouse -> Mouse Enter e adicione o código:
Colocamos akele feito que qnd passamos o moouse em um botao, ele muda de cor
Agora adicione um evento Mouse Leave e escreva o código:
Colocamos para que qnd o mouse saia do botao, o sprite volte para a imagem inicial
Agora crie o obj_ajuda,e nele adicione o evento Create,e adicione o código:
Ufa, essa parte foi grande, e muito importante para o jogo ,espero que tenham gostado da minha série de 3 tutoriais
Download da engine desta parte para ver como ficamos:
mediafire.com/?522eua3f9ebcv8e
Engine Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3
Descrição: Nesta parte do tutorial,iremos aprender a HUD com as vidas, o sistema de pontos, e o objeto que passa de fase e o Menu e um pause(básico)
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker Pro/Lite
Desenvolvimento:
Vamos começar,abra a engine dos tutoriais passados, e adicione um um sprite de um coraçao,o meu é este aki:
Nomeie ela para: spr_coracao
Obs: tente nunca por cedilha em nomes de coisas do jogo, porque o GM nao lê,e os espaços tambem,use sempre o "C" no lugar do cedilha e "_" no lugar dos espaços
Essa sprite ,fazerá parte da HUD das vidas,agora adicione um sprite para a moeda do jogo,o meu será esse:
E Nomeie-a para : spr_moeda
Pra que esses 2 sprites?
Para formar a HUD, e ela ficar bonita xD
Agora crie um objeto, e nomeie ele para : obj_vida,e ponha o sprite do coraçao nele.
Agora,vá no objeto do player, e no evento colisao com o obj_vida adicione o código:
- Código:
global.vidas+=1//adiciona uma vida
with (other)//com o outro
{
instance_destroy()//destrói a instancia(objeto)
}
Colocamos que para quando o player colidir com uma vida, some mais uma vida,e destrua o objeto da vida.
Agora no obj_player ainda,vá no evento Create que adicionamos,e vá no código já existente, e nao apague nada, apenas pule uma linha e adicione o código:
- Código:
global.pontos=0//pontos é igual a 0
Fizemos a variavel dos pontos,com ela fazeremos a HUD.
Agora crie um obj_moeda, e nele ponha a sprite da moedas que adicionamos.
Agora,denovo no obj_player,adicione um evento colisao com o obj_moeda,e adicione o seguinte código:
- Código:
global.pontos+=1//pontos mais 1
with (other)//com o outro
{
instance_destroy()//destrói a instancia(objeto ^^)
}
Fizemos que qnd o player colidir com a moeda,adicioe um ponto e destrua a moeda.
Agora,iremos criar a HUD.
Crie um obj_hud, e nao ponha nenhum sprite nele, e adicione um evento Draw e ponha o seguinte código:
- Código:
draw_sprite(spr_coracao,0,x-16,y)//Desenha o sprite do coraçao
draw_text(x,y,"x" + string(global.vidas))//Desenha o texto "x" e a variavel das vidas
draw_sprite(spr_moeda,0,x-16,y+16)//Desenha o sprite da moeda
draw_text(x,y+16,"x" + string(global.pontos))//Desenha o texto "x" e a variaval dos pontos
Desenhamos a HUD.Desenhamos as sprites pra ficar bonito e saber oque é cada coisa e os numeros
Agora,adicione um outro sprite,o sprite do objeto que passa de fase,o meu será este,que vem na pasta do GM e pintei de preto:
E nomeie para o nome que quiser, mas o meu será spr_placa, pois ele se parece com uma placa aushuahsuas
Crie um objeto, e nomeie ele para: obj_passafase.
Vá no objeto player, e adicione um evento colisao com o obj_passafase e adicone o seguinte código:
- Código:
room_goto_next()//passa para a proxima room,ou seja, a proxima fase
crie um obj_pause, e adicione um evento STEP nele e adicone o código:
- Código:
if keybord_check(vk_enter)//se o enter for pressionado
{
message_alpha(0)//coloca o alpha como 0,ou seja transparente
show_message("")//mostra a mensagem sem nd, mas nao se preocupe,está transparente
}
Colocamos para que quando o enter for pressionado,o jogo pause com uma mensagem, mas a mensagem terá o alpha 0,ou seja,transparente ^^
Pronto, está feito o pause
Agora,para que nao tenha bugs de as vidas ficarem -1,-2 etc, vá no step do Player, e adicione o código:
- Código:
if global.vidas = 0//se as vidas estiverem igual a 0
{
show_message("Infelizmente,você perdeu!")//mostrar a mensagem
game_end()//termina o jogo
}
Colocamos que quando as vidas acabarem,mostrar uma mensagem e terminar o jogo ^^
Agora o menu...
Crie um sprite escrito: Jogar,Ajuda,e Sair,vocês podem ver meus sprites do menu baixando a engine no fim do tutorial.
Crie um obj_jogar,e no create dele adicione o código:
- Código:
image_speed=0//velocidade da imagem é 0,ou seja,irá mostrar apenas a primeira imagem do sprite
Colocamos para que nao fique mostrando toda hr as imagens do sprite que nao queremos
Adicione um evento Mouse -> Left Pressed, e adicione o seguinte código:
- Código:
room_goto_next()//vai para a proxima room
Colocamos para ir para a próxima room
adicione um evento Mouse -> Mouse Enter e adicione o código:
- Código:
image_index=1//mostra apenas a imagem 1. Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
Colocamos akele feito que qnd passamos o moouse em um botao, ele muda de cor
Agora adicione um evento Mouse Leave e escreva o código:
- Código:
image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
Colocamos para que qnd o mouse saia do botao, o sprite volte para a imagem inicial
Agora crie o obj_ajuda,e nele adicione o evento Create,e adicione o código:
- Código:
image_speed=0//velocidade da imagem é 0
- Código:
show_info()//mostra as informaçoes do jogo: OBS: Vá em Game Information, e escreva a ajuda
- Código:
image_index=1//mostra apenas a imagem 1Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
- Código:
image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
- Código:
image_speed=0//velocidade da imagem é 0
- Código:
game_end()//termina o jogo
- Código:
image_index=1//mostra apenas a imagem 1Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
- Código:
image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
Ufa, essa parte foi grande, e muito importante para o jogo ,espero que tenham gostado da minha série de 3 tutoriais
Download da engine desta parte para ver como ficamos:
mediafire.com/?522eua3f9ebcv8e
Engine Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3