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    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

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    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3 Empty [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

    Mensagem  GMLucas Qua Nov 02, 2011 12:29 am

    Nome: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3
    Descrição: Nesta parte do tutorial,iremos aprender a HUD com as vidas, o sistema de pontos, e o objeto que passa de fase e o Menu e um pause(básico)
    Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
    Requerimentos: Game Maker Pro/Lite
    Desenvolvimento:

    Vamos começar,abra a engine dos tutoriais passados, e adicione um um sprite de um coraçao,o meu é este aki:
    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3 Spritecoraao
    Nomeie ela para: spr_coracao
    Obs: tente nunca por cedilha em nomes de coisas do jogo, porque o GM nao lê,e os espaços tambem,use sempre o "C" no lugar do cedilha e "_" no lugar dos espaços
    Essa sprite ,fazerá parte da HUD das vidas,agora adicione um sprite para a moeda do jogo,o meu será esse:
    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3 Spritemoeda
    E Nomeie-a para : spr_moeda
    Pra que esses 2 sprites?
    Para formar a HUD, e ela ficar bonita xD

    Agora crie um objeto, e nomeie ele para : obj_vida,e ponha o sprite do coraçao nele.
    Agora,vá no objeto do player, e no evento colisao com o obj_vida adicione o código:
    Código:
    global.vidas+=1//adiciona uma vida
    with (other)//com o outro
    {
    instance_destroy()//destrói a instancia(objeto)
    }
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos que para quando o player colidir com uma vida, some mais uma vida,e destrua o objeto da vida.
    Agora no obj_player ainda,vá no evento Create que adicionamos,e vá no código já existente, e nao apague nada, apenas pule uma linha e adicione o código:
    Código:
    global.pontos=0//pontos é igual a 0
    Oque fizemos aqui?
    Fizemos a variavel dos pontos,com ela fazeremos a HUD.
    Agora crie um obj_moeda, e nele ponha a sprite da moedas que adicionamos.
    Agora,denovo no obj_player,adicione um evento colisao com o obj_moeda,e adicione o seguinte código:
    Código:
    global.pontos+=1//pontos mais 1
    with (other)//com o outro
    {
    instance_destroy()//destrói a instancia(objeto ^^)
    }
    Oque fizemos aqui?
    Fizemos que qnd o player colidir com a moeda,adicioe um ponto e destrua a moeda.
    Agora,iremos criar a HUD.
    Crie um obj_hud, e nao ponha nenhum sprite nele, e adicione um evento Draw e ponha o seguinte código:
    Código:
    draw_sprite(spr_coracao,0,x-16,y)//Desenha o sprite do coraçao
    draw_text(x,y,"x" + string(global.vidas))//Desenha o texto "x" e a variavel das vidas
    draw_sprite(spr_moeda,0,x-16,y+16)//Desenha o sprite da moeda
    draw_text(x,y+16,"x" + string(global.pontos))//Desenha o texto "x" e a variaval dos pontos
    Oque fizemos aqui?
    Desenhamos a HUD.Desenhamos as sprites pra ficar bonito e saber oque é cada coisa e os numeros
    Agora,adicione um outro sprite,o sprite do objeto que passa de fase,o meu será este,que vem na pasta do GM e pintei de preto:
    [GMLucas] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3 Spriteplaca
    E nomeie para o nome que quiser, mas o meu será spr_placa, pois ele se parece com uma placa aushuahsuas
    Crie um objeto, e nomeie ele para: obj_passafase.
    Vá no objeto player, e adicione um evento colisao com o obj_passafase e adicone o seguinte código:
    Código:
    room_goto_next()//passa para a proxima room,ou seja, a proxima fase
    Agora,vamos criar um pause muito básico, um com que ativa e desative com o ENTER
    crie um obj_pause, e adicione um evento STEP nele e adicone o código:
    Código:
    if keybord_check(vk_enter)//se o enter for pressionado
    {
    message_alpha(0)//coloca o alpha como 0,ou seja transparente
    show_message("")//mostra a mensagem sem nd, mas nao se preocupe,está transparente
    }
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos para que quando o enter for pressionado,o jogo pause com uma mensagem, mas a mensagem terá o alpha 0,ou seja,transparente ^^
    Pronto, está feito o pause
    Agora,para que nao tenha bugs de as vidas ficarem -1,-2 etc, vá no step do Player, e adicione o código:
    Código:
    if global.vidas = 0//se as vidas estiverem igual a 0
    {
    show_message("Infelizmente,você perdeu!")//mostrar a mensagem
    game_end()//termina o jogo
    }
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos que quando as vidas acabarem,mostrar uma mensagem e terminar o jogo ^^
    Agora o menu...
    Crie um sprite escrito: Jogar,Ajuda,e Sair,vocês podem ver meus sprites do menu baixando a engine no fim do tutorial.
    Crie um obj_jogar,e no create dele adicione o código:
    Código:
    image_speed=0//velocidade da imagem é 0,ou seja,irá mostrar apenas a primeira imagem do sprite
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos para que nao fique mostrando toda hr as imagens do sprite que nao queremos
    Adicione um evento Mouse -> Left Pressed, e adicione o seguinte código:
    Código:
    room_goto_next()//vai para a proxima room
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos para ir para a próxima room
    adicione um evento Mouse -> Mouse Enter e adicione o código:
    Código:
    image_index=1//mostra apenas a imagem 1.  Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos akele feito que qnd passamos o moouse em um botao, ele muda de cor
    Agora adicione um evento Mouse Leave e escreva o código:
    Código:
    image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
    Oque fizemos aqui?
    Colocamos para que qnd o mouse saia do botao, o sprite volte para a imagem inicial
    Agora crie o obj_ajuda,e nele adicione o evento Create,e adicione o código:
    Código:
    image_speed=0//velocidade da imagem é 0
    Adicione um evento Left Pressed e adicione o código:
    Código:
    show_info()//mostra as informaçoes do jogo: OBS: Vá em Game Information, e escreva a ajuda
    Adicione um Evento Mouse Enter e adicione o código:
    Código:
    image_index=1//mostra apenas a imagem 1Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
    Adicione o Evento Mouse Leave e adicione o código:
    Código:
    image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
    Agora, crie o obj_sair, e adicione o evento Create e adicione o código:
    Código:
    image_speed=0//velocidade da imagem é 0
    agora adicione o evento Left Pressed e adicione o código:
    Código:
    game_end()//termina o jogo
    Agora um evento Mouse Enter adicione o código:
    Código:
    image_index=1//mostra apenas a imagem 1Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
    Adicione um evento Mouse Leave e escreva o código:
    Código:
    image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed

    Ufa, essa parte foi grande, e muito importante para o jogo ,espero que tenham gostado da minha série de 3 tutoriais

    Download da engine desta parte para ver como ficamos:
    mediafire.com/?522eua3f9ebcv8e
    Engine Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 11:44 pm