Autor: Lucas Tabelini
Aula: 1
Aula sobre: Explicação do “If” e “Else”
OBS:Nesta aula,não darei aula sobre lógica de programação,e sim sobre as declarações If e Else
A declaração IF
IF,é uma declaração de condição,traduzindo para o PT-BR,significa "se",ou seja,com IF,você declara que se algo acontecer,irá gerar outras ações.
A estrutura do IF é a seguinte:
- Código:
If (condição)
{
Execute a ação ou expressão.
}
- Código:
If tenho_dinheiro=verdadeiro
{
Compro balas;
}
Obs: O exemplo acima não funcionará caso execute,é apenas um pseudo-código.
Agora um exemplo verdadeiro de GML:
- Código:
If dinheiro=10
{
Balas+=1
}
Agora vamos a um código que você provavelmente irá usar muito em jogos top-view(visão de cima):
- Código:
if keyboard_check(vk_up)//Se a tecla direcional para cima estiver pressionada...
{
y-=5//a posisão y diminui em 5,ou seja,move para cima
}
if keyboard_check(vk_down)//Se a tecla direcional para baixo estiver pressionada...
{
y+=5//a posisão y almenta em 5,ou seja,move para baixo
}
if keyboard_check(vk_left)//Se a tecla direcional para a esquerda estiver pressionada...
{
x-=5//a posisão x diminui em 5,ou seja,move para a esquerda
}
if keyboard_check(vk_right)//Se a tecla direcional para a direita estiver pressionada...
{
x+=5//a posisão x almenta em 5,ou seja,move para a direita
}
Veja o resultado....o objeto se move!!!
Tudo feito a partir de condições,as condições de teclas pressionadas.
Else
Para se colocar o else,você precisa do if,ou seja,o else não existe sem o if.O else não a muito oque explicar,então vamos mostrar sua estrutura:
- Código:
If (condição)
{
Execute a ação ou expressão.
}
Else
{
Executa outra ação ou expressão.
}
Ou seja,o else,verifica se a condição estabelecida no if não está sendo confirmada.
O else,traduzindo,é : se não.
Ou seja:
- Código:
Se talcoisaacontecer
{
Faz algo;
}
Do contrário:
{
Faz outra coisa
}
FIM
- Spoiler:
- Informações do Tutorial:
Palavras: 341 exatamente;
Caracteres: 2116 exatamente;